Quadrilha festa junina marcação
A quadrilha tradicional tem cerca de 16 pares de casais para dançar, um dos primeiros passos da quadrilha é Passeio dos Namorados, os pares entram de braços dados formando-se uma fila em que devem circular pelo salão, depois os casais se saparam, ficando assim as meninas de um lado e os meninos do outro.
Cumprimento das damas e dos cavalheiros
Em seguida haverá o Cumprimento das Damas, as meninas devem ir até o meio do salão para cumprimentar seus parceiros e depois voltar de costas para a posição inicial. Após isso, ocorrerá o Cumprimento dos Cavalheiros, os meninos também vão ao centro do salão e cumprimentam as meninas e depois retornam a posição inicial.
Grande passeio à galope
Após o cumprimento os casais se juntam novamente para o próximo passo conhecido como Galope, em que os pares formam duas filas tanto na direita como na esquerda, quando começa o Galope saem um par da fila direita e outro da fila esquerda ao mesmo tempo, e quando eles se cruzam no centro do salão eles devem mudar de lugar.
Passeio dos namorados e o caminho da roça
Ao término eles realizam o Passeio dos namorados e formam apenas uma fila para iniciar o Caminho da roça, em que são comandados por um narrador.
Após o Caminho da roça é feito duas grandes rodas, as meninas dentro da roda dos meninos, e após isso é realizado a Cestinha de Rosas e em seguida a Cestinha de cravos. Ao término o narrador anuncia o passo do Caracol.
Caracol
A noiva puxa a fila formando-se assim, um caracol até o centro da roda, depois sem desfazer a roda eles voltam para a posição inicial (uma grande roda).
O túnel
Para o término dos passos da quadrilha os pares realizam o Passeio dos namorados, e o narrado anuncia “Olha o túnel”, os noivos dão as mãos acima da cabeça para montar o túnel, e o próximo casal passa por dentro e monta sucessivamente o túnel junto com os noivos, até todos passarem e montarem.
Valsa dos noivos
Para concluir é realizada a Valsa dos noivos, em seguida fazem o Passeio dos namorados e a despedida acenando para o público.
Créditos: blogers