20/03/2021
LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO – PÁSCOA
Vejam esta leitura e interpretação alfabetização – páscoa , que acabei de fazer para alunos do ensino fundamental I.
A leitura e interpretação de texto fala sobre um pintinho chamado Plic, que é um dos símbolos da páscoa.
Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo… Em seguida, na “Sexta Feira Santa” é celebrada a crucificação de Jesus.
O “Domingo de Páscoa”, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerra as comemorações de Páscoa.
É uma atividade interativa com o desenho de um lindo pintinho. Neste pintinho contém 6 páginas sendo: leitura e interpretação de texto, separação silábica, plural, ordem alfabética, formação de palavras e caça-palavras.
Como se formam os pintinhos?
Quando chega o período da reprodução, a galinha escolhe um galo para procriar. Os dois namoram e ela recebe os espermatozoides, células reprodutoras do macho, que fecundam o óvulo, célula reprodutora da fêmea.
Depois de ser fecundado pelo espermatozoide, o óvulo (que se formou no ovário – parte do aparelho reprodutor da galinha -, cheio de vitelo, ou gema) começa a descer pelo oviduto (canal de passagem), onde recebe camadas de proteínas, como a albumina, que formam a clara.
Em seguida, surge uma membrana mais rígida e o cálcio também entra em ação, criando a casca. Terminado esse processo, a galinha bota os ovos: a da variedade caipira coloca entre 12 e 18, mas isso pode variar dependendo da idade e de outros fatores no organismo do bicho. Um ovo é posto a cada 24 horas!
O próximo passo é bem importante: a choca, período de aquecimento dos ovos, que dura 21 dias. Nesse tempo, o filhote permanece dentro do ovo e o calor produzido pelo corpo da galinha leva ao desenvolvimento dos futuros pintinhos.
Dentro do ovo, o pintinho vai se formando. Lá, existem vasos que ligam o embrião à gema e à clara (ricas em gordura e proteínas), substâncias das quais ele se alimenta. O pintinho respira pelos poros que existem nesse revestimento.
O crescimento do filhote é rápido: no quarto dia, o coração já bate; no sexto, o bico começa a ser formado; no oitavo, surgem penas; no nono, ele já tem a aparência de um pintinho. Quando a choca termina, o pintinho quebra a casca com o bico.
Ele já nasce querendo interagir com a mãe e com os irmãos – e começa a comer ração. Se não houver interferência, os filhotes e a mãe ficam juntos por cerca de três meses. Nem todo ovo gera um pintinho! A ausência do filhote pode acontecer por dois motivos: o óvulo que formou o ovo não foi fecundado pelo macho (é o mais provável) ou o embrião morreu dentro do ovo (por um trauma ou por problemas com a temperatura durante a choca).
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
– Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
– Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida ” salvar como”. Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades : Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.