LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – FESTA JUNINA


15/06/2020

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – FESTA JUNINA

Boa noite amigos! Acabei de fazer esta leitura e interpretação de texto – alfabetizaçãocom o tema de festa junina.


É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim teremos um leque de atividades que ajudarão no processo de alfabetização.

leitura e interpretação de texto, festa junina

As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.

Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região.


leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. Esta leitura é bem pequena, com frases curtas para facilitar o entendimento do aluno.

Datas comemorativas do mês de junho:

Dentre as diversas datas comemorativas do mês de junho vou destacar apenas estas:

– 05 : dia mundial do meio ambiente

– 12: dia dos namorados

– 21: início do inverno

– 29: dia de São Pedro

– 30: dia do caminhoneiro.

– 24 : dia de São João

O ato de ler é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. 

Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

As atividades são de interpretação, separação silábica, formação de palavras, formação de frases, adjetivo, consciência fonológica-rima.






Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *